19 de agosto, O DIA na nossa história


Luigi Cervo

Temos 2 acontecimentos no dia de hoje que se tornam fundamental para o Palmeiras ter sido fundado em 26 de agosto, 7 dias depois.

No dia 19 de agosto de 1914, foi publicado no Jornal Fanfulla um Anúncio, por Luigi Cervo e amigos, anunciando e convocando para a 1ª reunião "de uma sociedade que está denominada Palestra Itália." Veja o anúncio:


Fanfulla de 19/08/1914, (página 5, Seção “Gli Sports”)

“Palestra Itália. Foi organizada uma diretoria provisória para a formação de uma sociedade que está denominada Palestra Itália. A Sociedade compreenderá, também, a seção filodramática e dançante, além de uma seção esportiva, objetivando a organização de um time puramente italiano, para jogos de foot-ball. Os aderentes, que até o momento se compõem de estudantes e empregados no comércio, reunir-se-ão hoje às 20 horas, no Salão Alhambra, sito à Rua Marechal Deodoro nº 2, com o fim de eleger a diretoria provisória e para completa formação da Sociedade.”


"Todos os quais desejarem participar da criação de um clube italiano de calcio (futebol) devem comparecer às 20h00 no número 2 da Rua Marechal Deodoro, Salão Alhambra,para a reunião de fundação do Palestra Itália".


E às 20h00 do dia 19 de agosto de 1914 aconteceu a primeira reunião do que hoje é a Sociedade Esportiva Palmeiras (Palestra Itália).

Confira mais na Porcopédia.

Adicionar novo comentário

Devido a comentários sem educação, aguarde a moderação