A Mídia Palestrina

Sobre todo o desenrolar dos posts, tenho um comentário a fazer que tiro do Tiago do OV.

"É só um monte de blogs que trata do Palmeiras, e que criaram uma rede caótica mas que, de algum jeito, funciona.

Uns chamam de Mídia Palestrina, outros não — de todo modo, é natural que uma articulação desse tamanho acabe sendo nomeada de alguma maneira.

Daí ao pessoal se bater pelo nome da rede, e colocar uns pra baixo e outros não, renegar o todo por umas tretas pessoais é nada a ver. A rede continuará existindo, e só gerará stress."


A rede de blogs palmeirenses cresceu demais, foi um verdadeiro Tsunami Verde de Blogs. Os Blogs se auto encaixaram no termo Mídia Palestrina, mas não existe uma organização formal, muito menos informal. O termo existe e é real, a Mídia Palestrina está aí, mas é apenas uma concentração de links, sem dono.

Recentemente o Cesar criou o www.midiapalestrina.com e gostei da idéia, fez sem alardes, sem buscar o crédito pra si, apenas teve a idéia e criou um site onde os donos de blogs Palmeirenses tem a oportunidade de divulgarem seus trabalhos. Eu mesmo já utilizei o site para visitar links que não conhecia.

Também é comum movimentos em Blogs, e muitas vezes quando há uma adesão de um número razoável de Blogs Verdes alguns dizem que o Movimento é da Mídia Palestrina, mas não que seja a opinião de todos, mas há a generalização inocente. Nem certa, nem errada.

Não há representantes da Mídia Palestrina.
Não existe dono e muito menos quem responda por ela.
Ela existe, sim, mas cada um com seu blog, é responsável por sua opinião e por um pedaço da Mídia Palestrina. Leio todos independente se gosto ou não da linha do blogueiro, respeito a opinião e isto é o importante.

Devemos (vou) continuar em busca de um bem maior, o Palmeiras, é o que importa, Palmeiras, é sobre ele que posto e é sobre ele que este existe.

7 Comentários até agora.

  1. palestraimortal escreveu:

    Concordo com voce Fernando.

    Inclusive postei sobre isso lá no Palestra Imortal.


    Grande abraço!

  2. Fernando Kamers escreveu:

    Eu li, aliás eu não ia escrever nada, mas me inspirei no seu post.

    Abraço!

  3. Muito bom

    eu nem sabia quem era o Cezar mas fiquei feliz do meu blogue estar lá

  4. tiago s. escreveu:

    Oi Fernando, tudo bem?

    Pô, fico feliz por ter te estimulado a escrever. No fim das contas, se a gente troca ideia e tem umas sacadas, todo tiroteio online acaba válido.

    Pois é, acho que a gente concorda discordando. Faz um tempão que a genta usa o termo "Mídia Palestrina" no OV. Já escrevi post explicando o porquê, a a leitura que faço da ideia e tal.

    Gosto bastante do termo. E é uma maneira de darmos forma a essa rede, uma identidade, nos identificarmos, tudo isso.

    O problema é que, justamente por esses motivos, o que pode ser usado para identificação também acaba, por um motivo ou outro, alimentando a negação.

    Dependendo, a coisa degringola, parte pra briga ideológica - "você é alinhado com fulano", "o outro é comparsa do sicrano" -, e todo o trabalho pra colocar a rede em equilíbrio acaba indo pro beleléu.

    Aí pode rolar um canibalismo, um blog atacando o outro, uma implosão do trabalho coletivo. Justamente por isso falei que, mais que o nome (do qual gosto bastante, tanto que o uso direto), temos que debater a rede.

    Sobre o registro do domínio, também não me incomodei com o que vi. Porque é só um índice de links -- o que, na web, opde ser bastante útil.

    Me incomodaria se, sei lá, alguém abrisse um portal tentando editorializar todos os blogs do Palmeiras usando a força, o poder em torno da ideia de Mídia Palestrina, pra coagir.

    Críticas pontuais vão existir. Todo mundo é responsável pelo que escreve, e, em última instância, tem que responder por isso. E a blogosfera é isso aí: um quebra pau, com um monte de faíscas que, vez por outra, acabam iluminando a reflexão.

    Mas, bom, é isso aí. No fim das contas, o que importa é o Palmeiras levantar o caneco.

    Abraço!

  5. Binóculo Verde escreveu:

    Concordo com o Fernando e o Tiago.

    Fiz uma crítica até certo ponto pesada, mas sei que o maior favorecido de tudo isso são os torcedores alviverdes, que ficam ansiosos por notícias e comentários a respeito de seu time.

    Não sei se rola alguma vaidade nos "grandoes", mas eles são o carro chefe da chamada midia.

    Acredito que o Cesar registrou o domínio na melhor intenção possível, mas fiquei um pouco cabreiro.

    Parabéns pelo blog, que por sinal sempre leio.

  6. Conrado escreveu:

    o que eu acho é que estao dando ibope demais pra esse assunto, que é uma tremenda bobagem.

    ja notaram que só os proprios blogueiros estao "interessados" nessa discussao?

    quem perde com isso sao os leitores.

    por isso que, la no parmerista, eu nem toquei no assunto, pra respeitar os meus leitores.

    pensem nisso.

    abs

  7. Fernando Kamers escreveu:

    Exato, o tema ganhou proporções que não deveria ter alcançado, quem perde são os Palmeirenses que querem saber sobre o Palmeiras.

    Entro pouco nessas questões no Nação Palmeiras tento manter a linha editoral de falar diretamente ao torcedor Palestrino.

    Mas o texto do Tiago resumiu bem e acredito que todos nós devemos focar apenas no Palmeiras. Reescrevo então o que Tiago disse:

    "Daí ao pessoal se bater pelo nome da rede, e colocar uns pra baixo e outros não, renegar o todo por umas tretas pessoais é nada a ver."

Adicionar novo comentário

Devido a comentários sem educação, aguarde a moderação