O dossiê - Parte 2

CAMPEONATOS NACIONAIS EM OUTROS PAÍSES

Espanha – O primeiro campeonato espanhol foi realizado em 1929, mas desde 1902 já era jogada a Copa da Espanha, em partidas eliminatórias, nos mesmos moldes da Taça Brasil. Por ser a única competição nacional de 1902 a 1928, os campeões da Copa da Espanha estão incluídos entre os campeões espanhóis. A criação da Liga Espanhola, em 1930, não tirou dos antigos campeões os méritos de suas conquistas.

França – O Campeonato Francês é disputado desde 1933, mas a lista de campeões da França começa em 1918, quando a única competição nacional era a Copa da França. Assim, do Olympique de Pantin (1918) ao Cannes (1932), todos os vencedores da Copa da França também são considerados campeões nacionais.

Itália – O Campeonato Italiano só é disputado nos moldes atuais a partir de 1930, quando o futebol se tornou profissional no país. Entretanto os títulos de 1896, data da primeira competição, até 1929, o último antes do profissionalismo, têm o mesmo valor dos obtidos posteriormente. Tanto é assim, que no ranking dos campeões italianos o Genoa aparece em quatro lugar, com nove conquistas, todas antes da era profissional (1898, 1899, 1900, 1902, 1903, 1904, 1915, 1923 e 1924).

Argentina – Até 1967 o campeonato nacional era disputado apenas por equipes da região metropolitana de Buenos Aires – e por isso chamado de “Campeonato Metropolitano”. No entanto, todos os seus campeões, desde 1891, são considerados campeões argentinos pela AFA – Associação de Futebol Argentino. Desde 1991 cada turno do Campeonato Argentino passou a valer como um campeonato, dando origem aos Apertura e Clausura, que se mantêm até hoje. Portanto, os argentinos têm dois campeões por temporada.

Alemanha – A Bundesliga, nome que se dá à primeira divisão do futebol no país, foi fundada na temporada de 1963/64, mas as competições são consideradas oficiais desde 1903. É de se notar que a competição alemã passou por vários percalços antes da criação da Bundesliga: não foi realizada entre 1915 e 1919 e entre 1945 e 1947 devido às Guerras Mundiais; contou com a participação de times da Áustria, anexada pelo governo nazista, entre 1939 e 1944 (tanto, que o Rapid Viena foi o campeão de 1941); passou a ser jogada apenas por times da Alemanha Ocidental em 1948 e só voltou a reunir equipes das duas Alemanhas em 1992, com a queda do Muro de Berlim. Mesmo assim, não discriminou qualquer competição nacional realizada desde 1903, dando a seus vencedores o título de campeão alemão.

Inglaterra – A lista de campeões nacionais começa em 1889, quando o Preston North End ficou com o título. Desta primeira competição participaram apenas 12 clubes, quatro a menos do que a edição da Taça Brasil que teve o menor número de participantes (16, em 1959).
Retirado da obra "Dossiê: Unificação dos Títulos Brasileiros a partir de 1959". (por Odir Cunha)



A História
E sempre lembraremos, até que saia a posição oficial da CBF.
Retirado deste post.

M Anão C: “Receber títulos por e-mail mudará a vida de alguém?"

Deve ter mudado a vida de vocês, se intitulam "TRI MUNDIAL".

M Anão C: "A posição do São Paulo é que ninguém muda a história e que a história do Campeonato Brasileiro começa a partir de 1971”.

Assim como a História do Mundial começa a partir de 2000?
Que feio, recebendo títulos (2 mundiais) por e-mail...
E ainda reclamam quando falamos que fomos campeões mundiais em 1951..

10 Comentários até agora.

  1. Bruno escreveu:

    Se vc quer inventar, pelo menos procure mentiras mais convincentes...

    Campeão espanhol a partir de 1902? Copa da Espanha igual a La Liga?

    Huahauahauhauahauha!!!

    Se quer subterfúgios para esse clube vendido ter mais títulos, procure outros, pois esse não cola:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_Divis%C3%A3o_Espanhola

    O mesmo ocorre com o campeonato francês:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Franc%C3%AAs_de_Futebol



    No Campeonato Inglês, a diferença (que é óbvia, menos para quem quer empurrar essa mentira) é que os clubes disputavam um CAMPEONATO (Football League), que coexistia com a Copa da Inglaterra (Carling Cup / FA Cup), ou seja, NADA A VER COM ESSA PORCARIA DE TAÇA BRASIL, que não passava de uma Copa, assim como a Carling Cup (preciso dizer que os vencedores da Carling Cup NÃO SÃO considerados campeões nacionais???). Até hoje em dia, por exemplo, os campeões da COPA DO BRASIL não são considerados os campeões nacionais. Uma COPA não é um campeonato. Notou a diferença?

    Em tempo: esse antro de velharias chamado Palmeiras quer ser campeão duas vezes no mesmo ano? E o argumento é que na Argentina (logo onde, hauahuahauaha), a partir de 1991 existem dois campeões por ano?


    Peraí:



    Hauhauahuahuahauhauahauhauahauhauahuahauahuahauhauahuahauahauhauahuahauha...


    Ufa...



    HAuhauahauhauahuahauhauahuahauhauahuahauahuahuahauhauahuahuahauahuahauhaua...


    Precisa melhorar esses "argumentos" aí viu? Desse jeito não convence nem um velhinho senil, quanto mais quem ainda está em sã consciência...


    Dá uma olhadinha aí, depois apaga essas mentiras deslavadas que vc escreveu, tá bom?

  2. Bruno escreveu:

    Só pra lembrar: a Carlig Cup é a competição mais antiga do planeta, disputada bem antes da Football League. Nem por isso seus vencedores são considerados campeões nacioais...

    OBS: Na Alemanha, procure na página http://www.dfb.de e veja se a Federação Alemã considera os campões anteriores à Bundesliga...


    Chupa essa manga!

    HAUhauahauhauahuahauahuahauahuahuahauahuaha!!!

  3. palestra escreveu:

    eh, nao eh a toa q nos somoms Campeões do Século, e ainda tem sub-raça querendo rebater os fatos, bradando q eh tri-mundial,temos frangerio ceni,blablabla, tsc, tsc...

  4. [SEP] Valmir escreveu:

    Ora!
    Os títulos nossos não valem, os deles como a Copa Toyota é Mundial?

    Quer argumentos o torcedor(?) da sub raça alienada?
    Visite o site da Fifa, lá diz que 2 dos seus 3 Títulos Mundiais, são INTERCONTINENTAIS, não Mundiais.

    Tem alguma diferença Intercontinental de Mundial?

    Então vcs tem 1 Título Mundial e não 3.

    Vc sabe a diferença ou quer que eu desenhe pra vc?

    Bambi é mesmo uma PUTA deslumbrada, é da vida, mas se acha Madame!

  5. O cara veio com argumentos da Wiki... Contra argumentos de um historiador e um dos maiores jornalistas...

    O coitado, nem sequer leu a fonte, de onde tirei o texto, sim, porque se o coitado da sub-raça não notou, não foi eu quem fez o texto.

    Mas é sempre bom saber que tem essa sub-raça nos acompanhando.. E o medo deles.. Medo de não serem mais os "maiores vencedores de brasileiros", sendo que essa, é nossa menor preocupação..

  6. Bruno escreveu:

    Argumentos da Wiki?

    Chupa essa manga (de novo):

    http://www.rsssf.com/tabless/spanchamp.html





    Parece que "um dos maiores jornalistas" (que eu nunca havia ouvido falar, pelo qie posso presumir ser mais uma das mentiras palmeirenses) se "esqueceu" de coletar os dados corretamente, ou não "esqueceu" nada e apenas criou esses factóides em sua cabeça delirante, esperando que ninguém fosse confirmar suas "informações" e acreditassem como boas ovelhinhas adestradas (bom, pelo menos algumas "ovelhinhas" ele encontrou, né? hauahuahauahuahauahuaha).


    Assim como as ovelhinhas foram ludibriadas pelo hiper-mega-power-blaster-fucker Mundial de Clubes de 1951 (de onde saiu a Caninha de Pirassununga), cujos clubes participantes simplesmente desconheciam estar participando, achando se tratar apenas de alguns amistosos em terras tropicais, excelente oportunidade de conhecer as mulatas brasileiras e a culinária nacional. Afinal, que clube poderia supor estar em um mundial inter-clubes ao disputar algo chamado Taça Rio (tem Taça Guanabara rb? Hauhauahuahauaha)?


    Será que esses clubes sabiam estar participando de um torneio tão "importante", eu me pergunto?


    Afinal, se soubessem que se tratava de um mundial, nenhum dos DEZESSETE CLUBES QUE REJEITARAM SUMARIAMENTE PARTICIPAR DESSE TORNEIO teria feito isso, não é?
    (Acho que esses times estão profundamente arrependidos de terem rejeitado esse torneio tão "digno", não acham? O Barcelona não se perdoa até hoje... Kkkkkkkkkkk)


    Então, que diabo de mundial é esse, rejeitado por 17 (sim, 10+7) clubes? Que joça de mundial é esse em que pode-se convidar os times ao léu? Que porcaria de mundial é esse que não tem nenhum critério?
    Que lixo de mundial é esse que se chama "gloriosamente" de Taça Rio?


    Eu teria vergonha e muita, provavelmente não comentaria sobre esse mundial com nenhum amigo, muito menos com torcedores de outros times, sobre o tal "mundial" de araque... Imagino a vergonha que vcs sentem (coitados!)


    Quer ser campeão no tapetão? Vai pra campo e seja... De preferência sem ser sustendo por cafetões, como Parmalat ou Traffic (afinal, o Palmeiras não passa de uma puta velha mesmo, sempre tentando se escorar em alguém pra lhe prover sustento).


    Pra terminar, uma pergunta difícil:

    Qual foi a última vez que o Palmeiras foi campeão sem seus cafetões?


    Boa sorte e usem o Google!

  7. Fernando Kamers escreveu:

    A alienação é um problema, agora alienação com problemas de interpretação, é um problemaço!

  8. Oi, tenho 14 anos e queria saber de uma coisa: quando a CBF decidiu que só à partir de 1971 é que o Brasil teria seu primeiro campeão nacional, o que os dirigentes do nosso Verdão na época fizeram?



    Eles concordaram? Reclamaram? Porque então agora essa polêmica?

    Pois se eles concordaram na época, como podem não concordar 40 ANOS DEPOIS?


    E se não concordaram, porque não fizeram essa reinvindicação de equiparar os títulos já naquela época também?


    Alguém poderia responder pra mim? Tenho só 14 anos e não sei de nada dessa época...

  9. Fernando Kamers escreveu:

    A CBF conta, a partir do momento que ela existe, o que era feito anterior, com a CBD não é contabilizado.

    http://nacaopalmeiras.blogspot.com/2009/02/palmeiras-octa-campeao-nacional.html

  10. Claudio escreveu:

    Esse bambizinho, o Bruno, quer reescrever a história.
    Você desafia ao solcitar que acessemos o site da busdesliga para ver se existem campeões nacionais antes da criação da liga.

    Então, chupa essa manga, bambi:

    http://www.dfb.de/index.php?id=380602

Adicionar novo comentário

Devido a comentários sem educação, aguarde a moderação