Citadini a respeito do Madonnão-08


Texto retirado do blog Cruz de Savoia, Antonio Roque Citadini, aquele, o polêmico, o Corinthiano, veio a público falar sobre a vergonha do caso Madonna no final do Campeonato Brasileiro de 2008.

Confira o texto, de autoria de Antonio Roque Citadini, vale a pena:


Madonna mia!

Não gostaria de entrar neste assunto do árbitro Wagner Tardelli-SPFC-Madonna. Até porque hoje é dia da Imaculada Conceição, importante data do calendário cristão.

Porém, vendo o que andam falando por aí, vi que seria quase obrigatório abordar o assunto. A imprensa, na quase totalidade, procura transformar o presidente da Federação, Marco Polo Del Nero, num vilão e diz que o São Paulo era inimigo dos dirigentes da Federação. Não é bem assim. Ou melhor, não é nada disso.

Se o São Paulo está atritado com Marco Polo, apenas porque o presidente da Federação não vê com bons olhos a escolha do Morumbi como estádio para abertura da Copa-2014, parabéns a Marco Polo!

Qualquer pessoa de juízo fica com frio na espinha só de imaginar o tamanho do vexame de uma Copa do Mundo realizada no estádio do Morumbi, impróprio e irreformável, mas, sinceramente, não creio que haja grande estremecimento entre o SPFC e o dirigente da Federação Paulista.

A imprensa carrega hoje, com todas as tintas, que o São Paulo era inimigo dos dirigentes da FPF, inclusive o tal vice que distribuía para árbitros, em nome do São Paulo, ingressos para ver Madonna. Assim a revelação do piedoso “regalo” para o show seria um ato de hostilidade da FPF contra o SPFC.

A história é outra. O São Paulo esteve rompido com a Federação Paulista até que, no final dos anos 1990, quando precisou de dinheiro para colocar amortecedores nas arquibancadas do Morumbi. Vêm daí a data em que o São Paulo deixou de ser “oposição” à Federação. O ex-presidente Farah pegou recursos do “Fundo de Reserva dos Clubes” e emprestou quase US$3 milhões de dólares para o São Paulo.

Como o Clube não tinha como pagar, o ex-presidente da FPF perdoou a dívida e a transformou em doação, em troca de o São Paulo reestudar a taxa que cobrava para ocupação de seu estádio pelos clubes visitantes. Como vemos, a aproximação do São Paulo com a Federação tem data e valores! O tal discurso de oposição foi às favas!

Mas não ficou apenas nisso a relação de amor e negócios entre o São Paulo e a FPF. Em 2002, foi a Federação quem emprestou dinheiro para o Tricolor contratar o jogador Ricardinho do Corinthians: por volta de R$5 mi foram adiantados pelo ex-presidente Farah.

Em 2003, naquele imbróglio do Campeonato Paulista, havia um empenho unânime para que o São Paulo fosse campeão. Poucas vezes a Federação lutou tanto pelos interesses do São Paulo contra o Corinthians.

A vitória corinthiana, que só foi possível graças à grande força da equipe alvinegra, quase trouxe luto à Federação, e foi alcançada apesar da inércia de um grupo de dirigentes “traíras” do Timão que nunca querem brigar com o São Paulo.

Como vemos a relação entre São Paulo e a Federação Paulista nos últimos anos está longe de ser conflituosa, e, mesmo neste último episódio da escolha do Morumbi, não podemos considerar a Federação como inimiga, se bem que, se tivesse juízo, deveria ter falado publicamente contra o Morumbi.

Sei que os são-paulinos estão dizendo que “dar regalos” a juízes todo mundo dá. Não é bem assim. Eles dão, mas o problema é que se tornou público e eles devem torcer para que fique só nisso.

Por fim esclareço que não irei ao show de Madonna, embora aprecie o trabalho e o talento desta genial cantora.


Mas será possível?
Foi necessário vir alguém de fora defender o Del Nero?
Foi necessário vir alguém de fora para falar as verdades do Morumbi?

Joga água fria na diretoria, que somente nossos pedidos de "Acorda" não estão funcionando.

Um Comentário até agora.

  1. Anônimo escreveu:

    Avante Palestra!

    Essa imprensinha é impressionante, sempre escondendo fatos importantes, são na verdade imcompetentes que ñ trazem a tona todas as informações tentando assim manipular o telespectador, ouvinte ou leitor de determinado meio de comunicação.

    Quer saber... que sejam felizes..rss

    Ahh fiquei sabendo que o queridissimo amigo Roberto Avallone começou um programa na tv fechada.... vamo Avallone vamo Verdão que esse ano de 2009 é todo nosso!

Adicionar novo comentário

Devido a comentários sem educação, aguarde a moderação